domingo, 4 de outubro de 2009

Governo Federal estuda manter IPI reduzido


REDUÇÃO DO IPI
Brasília (Pirpirituba.com) - A redução da alíquota de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para eletrodomésticos, material de construção e bens de capital pode ter o prazo prolongado, segundo fontes do governo. Como o impacto fiscal dessas medidas é bem menor do que a queda do IPI para automóveis, cujas alíquotas começaram a ser majoradas esta semana, a equipe econômica avalia se valeria a pena manter esse inventivo. O problema, mais uma vez, é o espaço fiscal bastante limitado com que trabalha o governo.
Apesar da defesa enfática da política fiscal expansionista posta em prática nos últimos meses, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, falam em conseguir um superávit de 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB), sem usar os abatimentos previstos. Nesse esforço, qualquer economia fará diferença.
A alíquota reduzida para fogão, refrigeradores, tanquinhos e máquinas de lavar termina no dia 31 deste mês. Há dentro do governo quem defenda a prorrogação pelo menos até o fim do ano, quando se encerram os incentivos para os demais setores. O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, tem destacado a importância do incentivo fiscal para manter as vendas aquecidas.
Em recente entrevista à Agência Estado, Jorge defendeu a manutenção da redução do IPI para linha branca e materiais de construção. Ele argumenta que é preciso baixar o custo das obras do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, que recebe subsídios do Tesouro para as moradias destinadas à população de baixa renda. O raciocínio é que elevar os impostos de um produto em que o governo tem participação tributária importante é ampliar o custo até para o Tesouro. Fonte: oestadao
OPINIÃO DO BLOG - Para os economistas do País, a redução do IPI ( eletrodomésticos, material de construção e automóveis), causou desequilíbrio nas finanças dos municípios. A queda no FPM fez com que muitas prefeituras fechassem as portas. Portanto, para manter o processo de redução do Imposto Sobre os Produtos Industrializados, necessário também que o Governo Federal promova o chamado equilíbrio fiscal. Com o IPI reduzido a classe pobre tem mais acesso aos bens de consumo, porém os municípios perdem receita e, dessa forma, não têm como investir em obras para o povo. Eis a verdade dos fatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário