sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Motos ficam 3% mais baratas a partir desta sexta, diz associação


(PIRPIRITUBA.COM)

A redução a zero da alíquota da Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) para motocicletas só vale oficialmente a partir de 1º de janeiro, mas a associação nacional do setor, porém, afirmou que a redução nos preços já ocorrerá a partir desta sexta (19).


De acordo com o presidente da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas), Paulo Takeuchi, as empresas do setor entraram em acordo com a associação para adiantar o benefício nas lojas a partir de amanhã. Como o imposto cobrado atualmente é de 3%, ele afirmou que a redução no preço das motocicletas será, no mínimo, desta ordem. "Vai depender da estratégia de cada empresa aumentar esse valor", disse.


O governo anunciou também uma linha de crédito de R$ 3 bilhões, que será operada por Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, para financiar a venda de motocicletas. Ambos os benefícios valem apenas para motos de até 150 cilindradas --cerca de 90% das vendas do setor.


As medidas compõem a estratégia do governo para reanimar a comercialização no setor, muito afetado pela retração no crédito. "Antes da crise, cerca de 65% das vendas de motos eram financiadas. Agora, estamos em 40%", afirmou Takeuchi.


De acordo com a Abraciclo, as vendas do setor devem registrar queda de 18% em 2009, chegando a 1,6 milhão de unidades. No ano que vem, já considerando as ações anunciadas hoje, a associação prevê aumento de 15% na comercialização de motocicletas.


Paulo Rogério Caffarelli, vice-presidente de Cartões e Novos Negócios de Varejo do BB, afirmou que a linha de crédito anunciada pelo governo representa metade dos financiamentos totais para motocicletas feitos atualmente no país --cerca de R$ 6 bilhões.


De acordo com ele, a expectativa é que a linha seja operada ao longo de 2010, com juros a partir de 2% ao mês. Nada impede os bancos, porém, de aumentar os recursos oferecidos. "Temos condições de alocar mais dinheiro", afirmou Caffarelli.


Os interessados nos financiamentos deverão procurar diretamente as revendedoras, que farão o empréstimo por meio dos bancos parceiros, como o Votorantim, no caso do Banco do Brasil, e o Panamericano, no caso da Caixa.

Da Folha Online
PIRPIRITUBA.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário